Resplandecendo a Luz de Cristo

"Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus." (Romanos 6:11 ARA)

Maria Porcel

8/18/20243 min ler

❤️‍🔥Santidade❤️‍🔥

A bíblia diz que devemos resplandecer como luzeiros em meio a uma geração perversa e corrupta, isso inclui termos novos valores e uma nova vida em santidade, uma nova forma de viver e para isso precisamos entender que:

- Santidade é um processo
(Romanos 6:8-14)
"Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.
(Romanos 12:1-2)
"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".


Santidade é um processo que acontece no decorrer da nossa vida com Cristo, enquanto aqui nesta vida estivermos, estaremos sujeitos ao pecado mais através da santificação iremos mortificar a nossa carne e submeter a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Tudo começa pelo nosso pensar e o modo de ver as coisas ("buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" Mateus 6:33).

- Santificação nos torna parecidos com Jesus
(Efésios 4:13-15)
"até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo".


Se queremos mais de Deus, devemos vencer os desejos da nossa carne e viver no Espírito, quanto mais de Deus estiver em nós, mais domínio temos sobre o pecado ("Convém que ele cresça e que eu diminua" João 3:30). Na medida que nos santificamos, as pessoas passam a ver Jesus em nós.

- Santificação é uma ordem 
(Hebreus 12:14)
"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor".
(1 Pedro 1:16)
"porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo".

(2 Coríntios 2:14-15)
"Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem".


É uma ordem clara "Seguir a paz e a santificação" é uma ordem e não um pedido ("porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação" 1 Tessalonicenses 4:7). Ao aceitar Jesus, somos declarados santos, isto é "separados" para sermos usados por Ele e as pessoas vejam as boas obras nós.

Conclusão: Santificação é um processo que nos torna parecidos com Jesus, é também um mandamento do nosso Senhor Deus. Identificação não é a causa, mas sim o efeito da nossa salvação, assim podemos afirmar que os salvos buscam a santidade como estilo de vida.

Deus abençoe sua vida, sua casa e sua família.
Maria Porcel